sbado, 01 novembro 2014.

Última atualização:07:00:00 AM GMT

Manchete:
You are here: Home Artigos Científicos Prótese Total Anatomia Para-Protética - Importância para Prótese Total

Anatomia Para-Protética - Importância para Prótese Total

 

 

Wirley Gonçalves Assunção - 1
Marcelo Shiwa - 2
Humberto Genari Filho - 3
Marcelo Coelho Goiato - 1
Débora de Barros Barbosa - 1
Lucas Fernando Tabata - 4

1 -  Professor Assistente Doutor do Departamento de Materiais Odontológicos e Prótese da Faculdade de Odontologia de Araçatuba - UNESP.
2 - Aluno do 4º ano de Odontologia da Faculdade de Odontologia de Araçatuba - UNESP.
3 - Professor Titular do Departamento de Materiais Odontológicos e Prótese da Faculdade de Odontologia de Araçatuba - UNESP.
4 - Mestrando do Curso de Pós-Graduação em Odontologia, Área de Prótese Dentária da Faculdade de Odontologia de Araçatuba - UNESP.

UNITERMOS: Prótese total, estruturas anatômicas, anatomia.

RESUMO

O conhecimento das estruturas anatômicas da cavidade oral é fundamental para realização do tratamento protético, bem como das alterações ocorridas nos tecidos ósseo, gengival, muscular e nas articulações têmporo-mandibulares (ATM) com a perda dos dentes. Tais modificações afetam a mastigação, fonação, estética e conforto do paciente. Alterações como reabsorção óssea, hipotonicidade muscular e disfunções da ATM podem ser amenizados com um tratamento reabilitador protético adequado. O entendimento destes processos propicia a realização de uma reabilitação consciente, suprindo as necessidades e expectativas do paciente e proporcionando satisfação ao dentista. Assim, na confecção dessa prótese deve-se respeitar os limites anatômicos e fisiológicos da atuação da musculatura envolvida, analisar a área de rebordo residual, definindo corretamente a área chapeável, diagnosticar a presença de bridas e tórus e no assoalho bucal deve-se respeitar o freio lingual, as inserções dos músculos genioglosso e o fórnix gengival. Conhecer e respeitar as estruturas anatômicas é essencial para a obtenção de sucesso no tratamento de indivíduos desdentados totais.

Dissertação Completa
clique aqui